Tuesday, April 21, 2009

Ver ou não ver, através da vidraça e da couraça

Há para mim dois tipos de pessoas. As que vivem a vida, num arco-íris de cores vivas, alegres, radiantes e, as que vivem num arco-íris cinzento, sem cor, nem brilho, nem vida. Limitam-se a escolher entre o cinza claro e o cinza escuro, entre o branco que ofusca e está vazio e o negro, denso e morto.
Dependendo do dia e dos acontecimentos, gosto de escolher uma faixa de cores mais suave ou mais alegre, mas sempre colorida e viva. Lamento aqueles que transformam tudo em cinzento, que criam em tudo obstáculos a uma subida ou descida alegre e viva.
Nem todo o branco é igual. Há quem escolha o branco por ser limpo e puro e há quem o escolha por pensar que é vazio e fácil. Nem sempre me é fácil explicar o quanto gosto de vaguear, sem destino, sem hora, somente para ver, receber e dar o meu olhar sobre as coisas. Olhar as gentes, a terra, o mar, um texto, a água à beira rio… à beira mar…Olhar, suspirar, ficar encantada. Não deixar que os arco-íris cinzentos me destruam aquilo que demorei esta vida a construir e a alcançar.
O meu arco-íris é belo, impar e com vida. A morte só se atreve a aproximar quando me distraio. Até no meio dos prédios, aqui, na cidade, brota o verde da primavera. Até no meio do ruído se ouvem alguns passarinhos que insistem, e bem, que são mais fortes que qualquer motor. Eles são ou fazem parte, do “motor” da vida. O sol teima em passar por entre os prédios e enche de calor os carros e as pessoas. As folhas abanam levemente com o vento e … isto são as cores do arco-íris da cidade. Só é cinzento quando queremos e quando somos gente sem cor e sem vida. Que belo é tudo quando os nossos olhos vêm de forma cristalina o coração do mundo. Os outros, para quem somos e por quem existimos.
Até breve:)

3 comments:

  1. Olha, se há só esses dois tipos de pessoas, eu sou ambos. Vivo no arco íris colorido quando abraço um amigo e lhe digo que gosto dele. Vivo num arco iris cinzento quanto vejo alguém de quem gosto, sofrer. Negro, se nada puder fazer para ajudar. Vejo um arco iris com todas as cores no momento em que vejo a primeira andorinha da primavera, quando um dos meus filhos me abraça e me diz "Gosto muito de ti". Perde a cor quando vejo uma injustiça, quando não entendo nada do que se passa à minha volta e sinto que o mundo se virou contra mim. Fica colorido e luminoso quando me lembro de alguns olhares, de momentos mágicos que já tive a felicidade de viver. Lá perde a cor quando sinto que foram "apenas" momentos. Sou complicado? Para mim há tantos tipos de pessoas e cada pessoa tem tantos tipos de "arco iris". Que sejam essencialmente coloridos :)
    Não sou psicólogo, sou engenheiro. Gosto de complicar :D

    ReplyDelete
  2. O branco é a ausência de cor. O preto a presença de todas as cores em simultâneo... Não hã dúvida de que no meio está a virtude e a alegria! Grata pela partilha e pelo olhar colorido.

    ReplyDelete
  3. Caríssimos,
    Pensando como senso comum, o branco reflecte tudo e logo "manda embora" todas as cores... o preto "absorve" e logo, recebe todas as cores (daí ser mais “quente”). Esta é a explicação senso comum das coisas. Daí as cores mais claras no Verão e mais escuras no Inverno.
    Também há quem as associe, às cores, ao “estado de espírito”, o que sem dúvida é tema interessante de conversa. Cores mais escuras e cinzentas, estados de espírito “cinzentos”, cores mais alegres… Conseguimos causar impactos diferentes pelas cores que vestimos e que acompanham, obviamente a forma como andamos, como falamos, como rimos, descontraídos ou nervosos, etc…
    Tecnicamente, muita coisa se pode sempre dizer e por em causa, mas emocionalmente, aqui, interessa que as pessoas façam os comentários e digam o que sentem dentro das normas e cuidados normais a ter na internet (respeito, etc)
    Neste caso concreto o comentário a um texto abstracto e escrito por mim, sem ligar à verdade cientifica, exacta e perfeita das coisas, poderá dar origem a comentários abstractos, cientificamente nada "preocupados"... :)
    Em casos de textos científicos colocados no blog, será diferente concerteza. Nesse caso, importa a verdade cientifica das coisas.
    Tenho um livro sobre a floresta mágica dos duendes, um livro meu favorito (para crianças é verdade…mas…) tem muitas cores e diz muitas coisas mágicas sobre as cores… Os momentos mágicos de facto são mágicos quando conseguimos na vida que eles sejam o que mais nos toca. Talvez um pouco como na mitologia grega se falava de cairos e cronos. O "tempo relógio" - cronos, e o "tempo momento" - cairos.
    É simples, como sempre:) Que CAIROS ganhe e as cores mágicas vençam conjuntamente com os momentos mágicos! É simples e não científico?? Parece que sim!!
    Grata pelos comentários!

    Até breve:)

    ReplyDelete