Tuesday, April 21, 2009

Representações Sociais do Alcoolismo em Estudantes de Psicologia

Num estudo realizado, que teve como objectivo tentar conhecer as principais representações do alcoolismo, participaram 115 estudantes de Psicologia a frequentarem o 1°, 2°, 3°, 4° e 5° anos lectivos, com idades compreendidas entre os 18 e os 39 anos, sendo 79% do sexo feminino e 21% do sexo masculino.
Os resultados foram analisados no que diz respeito à idade, sexo e ano académico e de entre os quais se destacam os que dizem respeito a:
- Proximidade: esta, em certas circunstâncias, revelou-se uma condicionante das respostas
- Fonte de Informação: A escola (87%) é o principal veículo de informação para o 3º Ano, coincidente com o ser um ano de opções de áreas escolares e a Televisão foi o veículo de informação mais seleccionado por todos os anos académicos (menos para o 3º ano).
- Principais causas do alcoolismo: Questões sociais/ambientais (95%), Sofrimento emocional (87%) e Conflitos intra e interpessoais (68%).
- Consumos: Neste estudo quem mais bebe são os rapazes por oposição às raparigas, o que vai ao encontro, nomeadamente, dos dados do estudo da Fundação de Cascais (2000) e do Inquérito Nacional realizado por Gameiro (1998).


Após este pequeno apontamento gostaria de ter a vossa opinião para o papel emocional e social do consumo de álcool, hoje. Ideias?

No comments:

Post a Comment